Após 10 anos, Ministro da Casa Civil garante investimentos para o metrô da capital mineira.

40 novos vagões serão instalados ainda neste ano

Após 10 anos, Ministro da Casa Civil garante investimentos para o metrô da capital mineira.

Fonte: Rádio Itatiaia 17 de Maio de 2010 por Frank Martins / Cecília Kruel
O metrô de Belo Horizonte vai dobrar sua capacidade de transportar passageiros ainda neste ano. A garantia foi dada pelo Ministro da Casa Civil, Alexandre Padilha, a parlamentares mineiros, em encontro realizado em Brasília. A proposta é que sejam instalados 40 novos vagões.
O investimento será para expansão da Linha 1, que liga os bairros Eldorado e Vilarinho, que conta com 25 trens e atende cerca de 160 usuários por dia. A expectativa é que com a ampliação, o metrô passe a atender até 300 mil passageiros por dia, com 10 novos trens. O intervalo entre as viagens deve ser reduzido de dez para seis minutos.
 
Segundo deputado Luiz Fernando Faria (PP/MG), que esteve presente na reunião no distrito federal, já faz mais de dez anos que o metrô de Belo Horizonte não recebe nenhum tipo de investimento. Ele afirma ainda que o ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, garantiu período máximo de 30 dias para liberar a licitação.
 
“Já foi feito em novembro a audiência pública aqui em Belo Horizonte, que abriu o caminho para fazer a licitação para a compra desses trens. Eu imagino que em um período bem próximo a gente já pode estar desfrutando desses trens em BH”, previu o deputado.
 
A perspectiva é que novos investimentos sejam feitos pelo governo federal para ampliação das linhas do metrô, demanda antiga da população de Belo Horizonte. Ainda de acordo com o deputado Luiz Fernando, já está garantido a liberação de recursos do PAC 2 para projetos de mobilidade na capital mineira.
 
“O transporte de massa no Brasil precisa avançar nas grandes cidades. Agora nós temos aí as Olimpíadas, a Copa do Mundo em BH e a Cidade Administrativa – que faz parte dessa malha ferroviária que está sendo construída. O ministro também já garantiu que está assegurado no PAC 2, a participação com recursos para o metrô de Belo Horizonte”, afirma Luiz Fernando
 
 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale com a gente