Conheça os Produtos de Limpeza…

Conheça os Produtos de Limpeza
Produtos industrializados: ingredientes básicos + um monte de produtos químicos + embalagens coloridas para te atrair + gastos com propagandas para te convencer + energia para produzir + combustível para transportá-los até você = POLUIÇÃO. Quanto mais sofisticado é o produto, maior é o processo descrito acima. Que tal fabricar seus próprios produtos de limpeza? Veja algumas receitas simples.
Detergente EcológicoDetergente Ecológico MultiusoOutro Detergente Janelas e EspelhosCarpetes e TapetesAmaciantesLimpando o Banheiro Limpa Vidros e Tira GorduraLimpando o FornoSubstituto da Naftalina Desodorante de AmbienteOutro Limpador para JanelasPisos de Cerâmica Janelas de Alumínio
Detergente Ecológico Ingredientes – Um pedaço de sabão de coco neutro, dois limões e quatro colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável) Preparo – Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida, esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem. Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.
Detergente Ecológico Multiuso
Ingredientes – Água, vinagre, amônia líquida (amoníaco), bicarbonato de sódio e ácido bórico. Preparo – Em um litro de água morna (cerca de 45º C), coloque uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico.
• Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiusos convencionais. • Como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos. Fonte: Planeta na Web.
Outro Substituto para o Detergente Detergentes comerciais são projetados para produzirem espuma desnecessária. Substitua-os por sabão dissolvido previamente em água quente.
Limpando Janelas e Espelhos Para limpeza de rotina, use três colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos.
Para Limpar e Desodorizar Carpetes e Tapetes Misture duas partes de fubá com uma parte de borax. Pulverize generosamente, deixe descansar por uma hora e aspire. Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato e aspirando logo a seguir.
Para Amaciar suas Roupas Adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágüe.
Limpando o Banheiro
A maioria dos produtos de limpeza traz mais problemas que benefícios por conter cloro, substância extremamente irritante aos olhos, nariz e pele. Para limpeza geral de banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de borax e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre.
Fonte: Greenpeace.
Para Limpar Vidros e Tirar Gordura Use uma solução de vinagre ou limão diluidos em água.
Para Limpar o Forno Basta uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com um pano fino.
No Lugar da Naftalina A naftalina afeta o fígado e os rins, utilize sachês com flores de lavanda em seu lugar.
Desodorante de Ambiente
Pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão.
• Além de gastar menos dinheiro, você vai estar evitando produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias. Fonte: WWF Brasil.
Outro Limpador para Janelas Misture ½ xícara de álcool, 2 xícaras de água e uma colher de sopa de amoníaco. Coloque luvas e aplique a solução com um pedaço de pano.
Limpador para Pisos de Cerâmica
Misture no seu balde de limpeza, aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco. Lave o piso como de costume.
Fonte: Casa Club TV.
Janelas e Esquadrias de Alumínio Para manter janelas e esquadrias de alumínio sempre brilhando como novas, é só limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Em seguida é só passar um pano macio ou flanela. Fonte: Livro Sebastiana Quebra-Galho, de Nenzinha Machado Salles. 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale com a gente