DIFICILMENTE APRENDE, AQUELE QUE JÁ TEM CERTEZA DE TUDO

DIFICILMENTE APRENDE, AQUELE QUE JÁ TEM CERTEZA DE TUDO
0 Eu sou gestor de vendas há mais de duas décadas e uma das coisas que mais me preocupam no colaborador é a RESISTENCIA apresentada durante um Feedback. Geralmente a gente tenta dar dicas de melhorias dos processos justamente para que o cara venda mais com menor esforço, temos a visão de fora, mas a certeza de que SABE-SE TUDO as vezes nos cega totalmente. Segue abaixo 6 dicas de como receber um feedback que podem te ajudar no dia a dia a ser um profissional ainda melhor que você já é

1 – Não fique na defensiva

Durante um feedback negativo, é provável que você fique levemente ou extremamente defensivo. Apesar de essa ser uma reação totalmente natural, ela também pode parecer imatura. Por isso, mantenha o controle e seja mais receptivo às críticas; ouça tudo o que a pessoa tem a dizer.

2 – Encare tudo como uma crítica construtiva

A melhor forma de como receber um feedback negativo talvez seja encará-lo como uma crítica construtiva, capaz de te fazer crescer e evoluir profissionalmente. As pessoas que o conhecem bem – incluindo colegas e líderes – geralmente querem que você seja bem-sucedido e, mesmo que as críticas nem sempre sejam comunicadas da melhor maneira, você pode transformá-las em uma experiência positiva. Você não pode consertar um problema que não percebe e a crítica ajuda você a se concentrar em áreas que talvez você não tenha percebido que eram um problema.

3 – Não se desculpe demais

Ok, você errou. Mas isso não significa que você precisa ficar se desculpando o tempo todo por um erro que você cometeu. Se o feedback for baseado em um erro, engano ou comportamento específico, peça desculpas uma vez e pronto. Seu pedido de desculpas deve ser sincero, conciso e mostrar que você compreende o problema e que aquilo não vai mais se repetir.

4 – Não reaja com impulsividade

Embora seja tentador reagir imediatamente a um feedback negativo, suas emoções estão no auge do calor do momento. Portanto, é essencial que você respire fundo e se dê espaço para absorver os comentários e limpar a cabeça antes de responder. A pessoa que lhe dá o feedback pode querer discutir isso na mesma hora, mas o melhor a fazer é agradecer pelas considerações e fazer uma pausa para absorver tudo o que foi dito e avaliar as críticas recebidas.

5 – Faça as mudanças necessárias

Depois que você refletiu sobre o feedback negativo e clareou as ideias, é hora de fazer as mudanças necessárias. Se seu gerente ou seus colegas perceberem que você tem maturidade para receber críticas e utilizá-las para implementar as mudanças, você será respeitado não apenas por ter confiança suficiente para receber um feedback negativo, mas também por ser pró-ativo e flexível o suficiente para reagir adequadamente a ele.  

6 – Siga em frente

Ficar se lamentando após uma crítica não vai adiantar de nada. Para saber como receber um feedback negativo, é preciso entender também a importância de erguer a cabeça e seguir em frente. Após receber um feedback negativo, é compreensível que você se sinta mal sobre isso. No entanto, tente lembrar que você não é seu trabalho e a avaliação de seu desempenho profissional pelos colegas ou líderes não tem nada a ver com o seu valor como ser humano. Não fique remoendo uma crítica negativa no trabalho nem deixe isso te consumir fora dele. Ouça. Absorva. Transforme isso em algo que vai te fazer crescer. Dê sempre o seu melhor. Siga em frente. Concentre-se no progresso conjunto que você e seus colegas estão fazendo para alcançar seus objetivos mútuos. Agora que você já sabe como receber um feedback negativo no trabalho, use essas dicas para se tornar uma profissional cada vez melhor. Receber um feedback negativo pode ser difícil. E dar um feedback, você sabe?  

Um comentário em “DIFICILMENTE APRENDE, AQUELE QUE JÁ TEM CERTEZA DE TUDO

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale com a gente