É melhor comprar imóvel agora ou esperar os preços caírem?

 
 
Após muito pesquisar, Eduardo comprou um apartamento no interior
O mercado imobiliário encontra-se em fase extremamente dinâmica, aquecido e com tendência de alta de preços. Nesse cenário, o que percebemos é que dificilmente haverá queda de valores nos próximos anos, principalmente no caso dos imóveis de baixa e média rendas. Existe uma demanda constante por esse tipo de imóveis e, com o aumento da capacidade de consumo das classes B e C, há a tendência de que a procura continue a aumentar.
Se uma família paga aluguel e está à espera do momento mais adequado para adquirir a casa própria, sugerimos pensar na possibilidade de contrair um financiamento e antecipar essa aquisição. Pelo Sistema Financeiro da Habitação, é possível fechar negócio com taxas menores que 9% ao ano.
Comprar na planta também pode ser opção interessante. Nesse caso, a escolha dependerá das expectativas e das condições de cada um. Na hipótese da compra de um imóvel usado, há a vantagem de se tomar posse imediatamente. Essa alternativa desonera o comprador em relação ao aluguel —que, no último semestre, subiu 7,21% em Belo Horizonte, mais que o dobro da inflação.
O financiamento imobiliário, portanto, pode ser uma ótima opção, pois tem a vantagem adicional de exercer função disciplinadora sobre o comprador. Ao investir em fundos de renda fixa à espera de acumular todo o montante necessário para a compra à vista, corre-se o risco de deixar as despesas fixas se sobreporem ao investimento. Além disso, o imóvel pode valorizar muito mais que o montante obtido, o que confirma a vantagem do financiamento imobiliário nesse momento.
Na Real
O engenheiro mecânico Eduardo Duarte está sempre ligado ao mercado imobiliário. Em 2010, ele decidiu comprar um imóvel como investimento. O projeto Na Real acompanha essa pesquisa para avaliar o aquecimento do mercado imobiliário e os percalços do engenheiro na busca de um bom imóvel com preço acessível. Nos primeiros meses, ele encontrou dificuldades em achar uma boa oferta, em função dos preços elevados. Recentemente, Eduardo decidiu comprar um apartamento no interior. (Portal-Uai) 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale com a gente