Use as luzes para transformar sua casa

Enviado pelo corretor Fred, Se você já cansou da decoração da sua casa e quer renová-la sem ter de enfrentar reformas, uma boa opção é mexer na iluminação. Novos projetos, ou simplesmente boas ideias, como adquirir luminárias e redistribuir aqueles abajures que estavam praticamente sem uso, podem garantir novo clima para o seu lar. “Uma boa iluminação quebra a monotonia, aquece o ambiente e realça paredes e mobiliário”, explica a arquiteta Ana Carolina de Souza. O que pode tornar a sala mais aconchegante e mudar o ar da sua casa é usar bem os pontos de luz — sem necessariamente mexer em fiação ou fazer grandes obras. Nesse caso, as luminárias de teto com foco direcionável são boas opções e, no máximo, exigem um ajuste no forro. As peças de piso dispensam esse trabalho e têm a vantagem de poder ficar em qualquer lugar. Luminárias também podem ser pendentes, de embutir ou de mesa. A escolha varia em função do efeito que se deseja. Embutidas no forro, por exemplo, destacam quadros ou obras de arte. Na mesa, ajudam na leitura, e, como as de piso, são usadas para atrair a atenção a um canto da sala. Aquelas que ficam pendentes são indicadas para mesa de jantar e ainda oferecem luz geral para o ambiente. Se você quiser tornar seu cômodo mais aconchegante, escolha iluminação secundária, aquela que é direcionada especificamente para um ponto. “Usamos esse artifício para destacar um revestimento de parede, um quadro, e ela pode até ser embutida em um móvel”, afirma a arquiteta.

Mudanças a partir da luz

O caso da empresária Daniela Arruda é um exemplo do que é possível fazer para alterar a decoração da casa a partir da iluminação. Ela gosta tanto de luminárias que é capaz de dar uma aula informal a quem puxar o assunto, pois passou a morar sozinha aos 21 anos e até hoje, aos 36, nunca teve luz fixa no teto. “As pessoas precisam perder a mania de entrar em suas casas e botar a mão no interruptor”, brinca. Segundo ela, dá para mudar a casa praticamente inteira a partir das luminárias, criar novos ambientes e até transformar seu estado de espírito. Daniela, inclusive, é quem faz a disposição das lâmpadas na sua casa. “Para mim, luz de teto é mero enfeite.” Quando quer mudar sem gastar muito, compra uma lâmpada e pinta-a com spray de uma determinada cor. “Dá pra criar um clima aconchegante, mais romântico, enfim, é só usar a imaginação”, ressalta.

2 comentários sobre “Use as luzes para transformar sua casa

  1. Boa noite!
    Intressante a transformação com luminarias eu ganhei algumas agora é saber redistribuir na casa,fiquei curiosa para saber como substituir as luminarias do teto e colocar aonde?pode me dizer?desde já agradeço fico no aguardo da informação sucesso para a decoradora e para o site.Deus está no meio de nós.AMÉM?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale com a gente